O Curso de Serviço Social da UNIARP se expressa nas Diretrizes Curriculares, consideradas no PPC-Projeto Pedagógico do Curso, desmembrados através dos Planos de Ensino, considerando as ementas como norteadoras, para desencadear o processo de formação acadêmico/profissional. A lei de regulamentação da profissão é a 8.662/1993. Possui um Projeto Ético Político Pedagógico que norteia os procedimentos da profissão de Serviço Social.
O projeto pedagógico de formação profissional oferecido pelo curso de Serviço Social deverá explicitar: a) o perfil dos formandos; b) as competências e habilidades gerais e específicas a serem desenvolvidas; c) a organização do curso; d) os conteúdos curriculares; e) o formato do estágio supervisionado e do Trabalho de Conclusão do Curso; f) as atividades complementares previstas.
A profissão já contou com 05 códigos de ética, sendo o ultimo no ano de 1993.
A profissão de Serviço Social é entendida como ...."Uma profissão de caráter interventivo, que está inserido na divisão sócio e técnica do Trabalho e tem como objeto as expressões da questão social".
Conta também com as dimensões constitutivas da profissão, dentre elas:
- Dimensão Teórica Metodológica;
- Dimensão Ético Política e
- Dimensão Técnico operativa.
O processo de formação acadêmica/profissional em Serviço Social deve, portanto:
Preparar o futuro profissional para identificar as várias formas em que se manifestam as expressões da “questão social”, analisando suas causas conjunturais e estruturais para, formular, implantar, implementar políticas sociais e construir estratégias de enfrentamento e superação das desigualdades sociais;
Viabilizar a articulação entre as dimensões do ensino, pesquisa e extensão no processo de formação profissional;
Possibilitar o desenvolvimento de pensamento crítico, criativo e investigativo;
Sensibilizar os graduandos para as questões que permeiam as contradições sociais e econômicas vivenciadas pelos seres humanos , sujeitos em potencial da profissão de Serviço Social
O processo de formação acadêmica/profissional em Serviço Social deve, portanto:
Preparar o futuro profissional para identificar as várias formas em que se manifestam as expressões da “questão social”, analisando suas causas conjunturais e estruturais para, formular, implantar, implementar políticas sociais e construir estratégias de enfrentamento e superação das desigualdades sociais;
Viabilizar a articulação entre as dimensões do ensino, pesquisa e extensão no processo de formação profissional;
Possibilitar o desenvolvimento de pensamento crítico, criativo e investigativo;
Sensibilizar os graduandos para as questões que permeiam as contradições sociais e econômicas vivenciadas pelos seres humanos , sujeitos em potencial da profissão de Serviço Social
MERCADO DE TRABALHO DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL:
Apresentação de alguns campos de Atuação dos profissionais Assistentes Sociais formados pelo Curso de Serviço Social:
Hospitais;
Empresas;
Sindicatos;
Cooperativas;
ONG’S;
Secretarias Municipais e Estaduais dentro das Políticas sociais principalmente na área da saúde, educação e assistência social.
Universidades;
APAES;
Fórum de Justiça;
UNIMED;
Corpo de Bombeiros e outros.
Prefeitura Municipais.
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